- Área: 75 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nguyen TienThanh
-
Fabricantes: Viglacera
Descrição enviada pela equipe de projeto. 75% da população do Vietnã agora vive principalmente da produção agrícola nas áreas rurais; No entanto, a rápida industrialização e urbanização nos últimos 20 anos resultou na perda de milhões de hectares de terras agrícolas, deixando quase três milhões de trabalhadores desempregados. Enquanto isso, a população do país aumentou em mais de 15 milhões de pessoas, o que resultou em uma alta demanda habitacional. Isto implicou então em ondas massivas de construção e expansão em áreas rurais e outras comunidades vulneráveis. Como resultado, o meio ambiente e o habitat natural nessas áreas foram seriamente contaminados e prejudicados, interrompendo gradualmente a relação entre humanos e entre humanos e natureza no contexto de mudanças climáticas cada vez mais severas.
Como tal, o objetivo do projeto é construir uma casa que ajude a promover a agricultura e, ao mesmo tempo, criar empregos para os moradores locais.
SOLUÇÃO
A casa proposta é como um cubo de terra que foi recortado do terreno. Dentro deste cubo há muitos recantos conectados a uma porção de terra no topo do telhado.
Nomeada como AgriNesture (Agriculture + Nesture), a casa consiste em duas partes principais: Estrutura e Cobertura, e pode ser usada em muitas áreas vulneráveis, como áreas rurais, áreas inundáveis e áreas de assentamentos de baixa renda. Os conjuntos dessas casas são organizados de várias maneiras, criando uma área de paz caracterizada por um Espaço para Todos. A AgriNesture também pode ser usada como um lar para todos a serviço da educação, saúde, comunidade, etc.
A estrutura reforçada de dois andares (incluindo fundação, colunas, piso, cobertura e escadas) é feita de concreto armado e custou VND 150 milhões (equivalente a R$ 26.500). Para possível expansão da área utilizável,espaços vazios disponíveis podem ser aproveitados ou o terceiro andar pode ser ocupado, resultando numa casa de três andares. A cobertura (incluindo paredes, portas e divisórias) será concluída de acordo com as diferentes regiões, com materiais locais disponíveis como vinhas, terra batida, tijolos, etc.O telhado da casa é um lugar para a agricultura,onde um sistema de coleta de chuva de água e a utilização, bem como a reutilização da água, recebem atenção especial.
Os usuários participarão diretamente do processo de construção da casa e dividirão ativamente os espaços de acordo com suas próprias necessidades.Além disso, eles que produzirão os materiais apropriados para a cobertura, de acordo com suas condições locais.Nesse sentido, o processo de construção ajudará a criar empregos e construir lares que promovem o desenvolvimento da agricultura e proporcionam um equilíbrio ecológico, bem como estabilidade econômica para a população em áreas vulneráveis.
A AgriNesture será, portanto, um local de convergência, interação e adaptação de vários contrastes locais (natural versus artificial, residência versus agricultura, indivíduos versus comunidades, etc.), permitindo assim que este seja não apenas um espaço físico, mas também um lugar verdadeiramente humano.